domingo, 19 de agosto de 2007

Mudanças de hábitos!

Violência muda rotina da maioria dos brasileiros

De Demétrio Weber e Flávio Freire em O Globo, 19/08/2007:

"A violência muda hábitos da maioria dos brasileiros. Andar de carro com os vidros fechados é parte da rotina de 61% da população, enquanto 58% não deixam os filhos saírem sozinhos à noite e 53% evitam caminhar nas ruas do próprio bairro depois que escurece. Outros 18% admitem encomendar comida por telefone para evitar o risco de sair de casa. É o que revela pesquisa do Ibope, realizada por telefone fixo, com 1.400 pessoas acima de 16 anos, em todo o país, entre os dias 7 e 9 de agosto.
Nas capitais, três em cada quatro moradores — 76% — consideram insegura a cidade onde vivem. Quase a metade — 46% — diz que já teve vontade de mudar de casa por causa da falta de segurança. A pesquisa foi feita para a agência Nova S/B Comunicação. A margem de erro é de três pontos percentuais.
— A insegurança faz com que as pessoas limitem horários, áreas e atividades. O habitat urbano muda em função disso. As pessoas começam a viver em condomínios fechados, com seguranças, grades.
O medo da violência tem custos econômico e social muito altos, em termos de qualidade de vida — diz o sociólogo Ignácio Cano, pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Os pesquisadores pediram aos entrevistados que indicassem quais atitudes tomam para enfrentar a violência, numa uma lista de nove opções. As pesquisa constatou que 36% — o percentual é o mesmo entre homens e mulheres — já adotam cinco ou mais dessas atitudes, que podem ser entendidas como mudanças de hábitos."

E vc, já adota ou adotou algumas desssas atitudes?
Eu estou fora de SP há 8 anos e 3 meses!!!!

2 comentários:

Carina disse...

E eu fora do Brasil a 5 anos e nao sei como o povo consegue conviver com esta violencia toda!
Quando estamos aí, ficamos envolvidos neste circulo vicioso da violencia e nem percebemos o quanto ela nos tira da nossa vida, sao horas que deixamos de aproveitar todos os dias por medo de tudo e de todos... Amo meu país, mas a violencia me mantem bem longe de voltar pra ele, e nao sei se terá solucao num futuro, mesmo a longo prazo. Muito triste.

Silney disse...

Bota triste nisso minha amiga!!!
Espero poder estar fora disso tudo o quanto antes tb!!!Se o "governo" não conseguir me derrubar antes..pq por aqui tá tudo muito dificil, cada vez mais dificil.rs
saudades de ti.