domingo, 27 de abril de 2008

Money

Esta máteria saiu no Vancouver para Brasilieros. Achei legal colocar aqui para conhecermos mais sobre o dim dim...a mufufa,..o faz-me-rir,.... as verdinhas ops..quer dizer as coloridinhas notinhas e moedinhas canadenses.

Fique por dentro das cédulas e moedas do dólar canadense. O Vancouver para Brasileiros preparou um guia com tudo que você precisa saber para não fazer feio na hora de pagar ou receber trocos

por Guilherme Prezia
Vancouver para Brasileiros


Acontece com todo mundo: você chega a um país estranho e tudo é novidade, inclusive as moedas e cédulas de dinheiro. Para tanto, preparamos um guia para ajudar os brasileiros que estão vindo para Canadá chegarem aqui mais familiarizados com a moeda canadense.

Apesar da moeda canadense também chamar-se dólar, as semelhanças com sua “xará” norte-americana param no nome. As cédulas e moedas canadenses são bem diferentes, começando pelas cores. Enquanto o dólar dos Estados Unidos possui as famosas cédulas verde-escuras, o dólar canadense tem cédulas com diferentes variações de cores, como azul, verde, vermelho e marrom.

A cédula mais baixa é a de CA$ 5, na cor azul e com um desenho no verso que retrata uma das maiores paixões do país: o jogo de hóquei. Em seguida aparece a nota de CA$ 10, que possui coloração semelhante da cédula de CA$ 5. Portanto, preste bastante atenção para não confundir as cédulas de 5 com de 10 dólares – elas são muito parecidas.

A nota de CA$ 20, na cor verde, estampa a face da Rainha Elizabeth II. Ao contrário dos Estados Unidos, o Canadá continua mantendo laços estreitos com a Grã Bretanha e reconhece a soberania da rainha britânica. Outra prova disso é o Parlamento Canadense, na capital Ottawa, que conserva um acento especial (ou uma espécie de trono) para a Rainha Elizabeth II.

As duas cédulas canadenses de valor mais alto são as de 50 e 100 dólares. A de CA$ 50 é na cor vermelha e a de CA$ 100, marrom. Mais detalhes sobre as cédulas, acesse o endereço http://www.bankofca nada.ca/en/ banknotes/ general/characte r/2001-04_ 05b.html

Moedas

O dólar canadense possui 7 valores de moedas: 1 cent, 5 cents, 10 cetns, 25 cents, 50 cents, 1 dólar, 2 dólares. A moeda mais comum é a de 25 centavos, conhecida no Canadá como “quarter”. A moeda tem o perfil da Rainha Elisabeth de um lado e, do outro, o desenho de um alce (ou “moose”, em inglês), animal típico da fauna canadense.

Tome cuidado para não confundir a moeda de 25 cents com a de 5 cents. Mesmo tendo tamanhos diferentes, as duas moedas são inteiramente prateadas e podem ser facilmente confundidas por aqueles que não estão acostumados com elas. Já as moedas de 1 dólar e 2 dólares são difíceis de se confundir. A primeira (CA$1) é inteiramente na cor bronze, enquanto a segunda (CA$ 2) tem duas cores de metal – bronze e prata (ver foto).

Nunca é demais lembrar também que o dólar canadense, ao contrário do Real, não possui cédulas de 1 ou 2 dólares. Portanto, uma última dica é andar com um porta-moedas sempre à mão, pois os canadenses valorizam muito o uso de moedas. Mesmo as de 1 centavo têm valor na hora do troco.

2 comentários:

Jeanne disse...

Até hoje eu passo vergonha porque sempre me confundo com essas moedas. É um absurdo que a de 10 cents seja menor que a de 1!

Taís Jacques disse...

Bah Silney, ótimo esse seu post, sobre o dinheiro canadense, até agora não tinha visto ninguém falar tão detalhadamente sobre a moeda canadense...Olha, eu não sabia da moeda de CA$ 2,00, do penny e quarter, agente sabe pela moeda americana, mas as outras, os nomes, vou ter quer decorar... creio que essas coisas p/ quem está migrando, no dia-a-dia, faz a diferença... VALEU!!

abraços,

Taís Jacques