terça-feira, 23 de setembro de 2008

A odontologia no Canada.

Este é o assunto que mais aflige o candidato á imigração e que é dentista.
O caminho para ter o nosso diploma validado não é nada fácil. Na verdade, para muitos é desanimador.

Imigrar, por si só, já não é simples. O processo, de forma legal, é demorado e cheio de detalhes.
Não é como muitos pensam, juntar os documentos necessários, exames médicos...deposita tudo no consulado..depois de uma boa esperaaaa....vem os vistos lindos carimbados no passaporte e pronto!

Não , não mesmo....depois q vc decidiu imigrar, avaliou q é isso mesmo q vc quer, na minha opinião a primeira coisa a fazer é descobrir se tua profissão é regulamentada e se sim, como fazer para ter teu diploma validado.

Vc é dentista e depois disso continua com vontade de ver de perto como é viver no Canada?..hum...vai fundo estude muito para o Exame de Qualificação, o EE, pois este é o primeiro passo q vc dará para iniciar o longo processo de validação.
Feito este exame, se vc atingir o score mínimo exigido por eles ( 75), você já pode pleitear uma vaga nas universidades. Os próximos passos?... com a nota obtida neste EE, mais teu curriculo acadêmico, de preferência com um comparativo feito por instituições canadenses, como a WES, por exemplo, vc envia estes documentos á universidade, se eles acharem interessante, irão marcar uma entrevista e se passar nesta entrevista vc será encaminhado para fazer um programa de qualificação, que tem a duração de dois anos. Porém, antes de vc iniciar este programa de qualificação vc passa por um "curso" acho q são 4 meses, para uma "adaptação" só então vc iniciará a qualificação em si. Já está cansado só de imaginar a trajetoria toda?? ehhehe pois é...mas não pense q depois de dois anos terminou e pronto vc já é dentista no Canada..pq depois de terminar o tal curso de qualificação vc ainda tem q prestar o exame chamado National Dental Examining Board (NDEB). Este exame é tipo a prova da ordem para os advogados aqui no Br...se não passar nesta prova, não poderá clinicar.

Bem, depois disso tudo feito..aí sim...vc poderá sair e comemorar muiiiito mesmo.... pq daí vc poderá dizer q é dentista no Canada. Terminado esta fase..inicia o processo de recomeço profissional...ou seja...atuar como dentista..e isto só poderei escrever sobre..o dia q tiver passado por todo este processo e começar vivenciar a clinica no Canada.

Espero poder ter um post aqui no blog falando como é o atuar como dentista no Canada!! hihihi
Aqui vai um link com matéria sobre a odontologia no Canada da ABO, no fim da matéria tem uns links interessantes para quem quer fazer a validação.

5 comentários:

.Mariana.Daniel. disse...

É nessas horas que agradeço a Deus ter me formado em administração, apesar de já ter tido meus momentos de arrependimento! Mas como tudo na vida vem com um propósito... ;)

Só posso desejar boa sorte nesse grande processo paralelo que vc vai enfrentar!!

Beijos.

Sara e Vitor disse...

Oi Silney, tudo bem?

Não é nada fácil ser dentista na terrinha dos sonhos, hein? Mas com um pouco de determinação, perseverança, força de vontade de vontade, você chega lá, com certeza! :D Boa sorte pra você nessa caminhada! Tenha fé em Deus que tudo se resolverá, sempre dando o primeiro passo! Que já está sendo dado, não é verdade?

Um grande abraço!

Vitor

Anônimo disse...

Olá meu nome é Márcia, e também estou entrando com o Processo de Imigração para o Canadá, não pude deixar de notar que vocês tem alguns informações sobre a Igreja Adventista do sétimo dia. Vocês são adventistas, porque eu sou.
Abraço e fiquem com Deus!

Laila disse...

Do jeito que esse povo aqui cuida dos dentes, depois dessa burocracia toda pode ficar tranquila que não vai faltar serviço.

Anônimo disse...

Ola, tudo bem> Vi no seu blog que vc é dentista e mora no canada! Vc conseguiu validar seu diploma aí> Gostaria de saber seu contato, email para eu pedir uma ajudinha. Estou meio desesperada, precisando de uma luz. Obrigada. Meu email é elvirabenevides@hotmail.com