sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Respeito é bom!!!

Você precisa tomar decisões em breve?
Ao planejar, faça esta pergunta: Quais são meus motivos?
Depois de pensar sobre eles, você decidiu que precisa mudar seus planos?

No mundo ocidental, raramente se vêem sinais de respeito como se via há 100 ou mesmo há 50 anos. Na Ásia, o respeito é muito mais visível. Na Tailândia, a maneira respeitosa de cumprimentar alguém é dizer "Wai" (pronunciado ruai). Enquanto junta ambas as mãos na altura da boca, a pessoa se curva levemente diante da outra pessoa. Igualmente é sinal de respeito a outra pessoa também dizer "Wai".

Quando Moisés teve que fugir da vida que conhecia, viu-se em Midiã. Enquanto estava lá, a família de Jetro lhe deu abrigo, um emprego e uma esposa. Quando Deus chamou Moisés para voltar ao Egito, ele estava vivendo em Midiã por 40 anos. Antes de partir, ele buscou a permissão de Jetro para voltar ao Egito – mesmo quando Moisés já estava com 80 anos de idade, ainda respeitava seu sogro.

A história de Moisés e Zípora pode nos ensinar como nos tornarmos mais respeitosos para com nossos vizinhos, nossos familiares e os estranhos.

1. Ouça de verdade. Raramente gostamos de ouvir que estamos fazendo algo da maneira errada. Temos certeza de que nossa maneira de fazer as coisas é a correta. Ficamos tão encerrados em nossa própria vida que não tomamos tempo para ouvir. Moisés, que tinha o máximo respeito por Jetro, deu ouvidos a ele quando ele o aconselhou a delegar o julgamento a outros. Moisés estava disposto a ouvir. E você, está?

2. Aceite as diferenças culturais e religiosas das pessoas. A maioria dos países tem bastante mistura de religiões e culturas. Mesmo em países onde todo mundo tem a mesma cor de pele, há diferenças na constituição física ou no modo de adoração. Miriã e Arão reclamaram da liderança de Moisés usando Zípora como desculpa, porque ela era diferente, e não era do "mundo" deles (Núm. 12:1-3). Assim, ela foi o bode expiatório para as reclamações deles. Eles escolheram ser desrespeitosos para com Zípora não a aceitando; mas, ao fazê-lo, foram desrespeitosos também para com Moisés. Quanta aceitação você demonstra por seu próximo?

3. Ceda. Cada pessoa traz para um relacionamento suas próprias idéias e costumes. Às vezes essas idéias e costumes se chocam com os da outra pessoa no relacionamento. Mas cada pessoa tem que estar disposta a ceder para que a relação funcione. Zípora estava disposta a ceder em sua crença sobre a circuncisão a fim de salvar o marido. A que você está disposto a renunciar para fazer com que seus relacionamentos funcionem?

Marklynn Bazzy Bangcoc, Tailândia

Conclusão:
Zípora e Moisés permaneceram juntos apesar de tudo, e permitiram que o Espírito de Deus resolvesse as crises e conflitos familiares pelos quais passaram. Os bons antecedentes familiares de ambos contribuíram para que o relacionamento fosse fortalecido pelos princípios de vida que escolheram: obediência à Palavra de Deus e lealdade um ao outro. Nisto servem de modelo aos casais de hoje.

Nenhum comentário: